FESTA JUNINA:

ALIMENTAÇÃO

e crianças

O texto abaixo é de origem autoral do Portal Catraca Livre,

com dicas da nutricionista infantil Karina Durães:

Link: https://bit.ly/2Ls8oo3

 

       Quem não gosta de festa junina? Este evento tradicional brasileiro é delicioso em todos os sentidos e uma boa oportunidade de os pais se divertirem com seus filhos. Quadrilha, brincadeiras, correio elegante, prendas, música e muitas comidas típicas.

       Mas, falando nas guloseimas, a nutricionista infantil Karine Durães explica que o ideal é não oferecer açúcar para crianças menores de dois anos, para que ela se acostume com o sabor natural dos alimentos e não seja estimulada ao consumo de doces. 

       Karine ressalta que é importante que os pais saibam ouvir a vontade do filho em relação às guloseimas, após os dois anos de idade. Para isso, a nutricionista sugere que seja feita um acordo entre pais e filhos para estabelecer um dia na semana em que a criança possa se deliciar com uma guloseima. Segundo Karine, os pequenos costumam aceitar a ideia do acordo com facilidade, sendo importante que os pais cumpram a promessa, mesmo se a criança tiver se esquecido. “Assim elas podem comer o que gostam, mas entendem que tem data certa, hora certa e porção certa”, diz.

       Para as festas juninas, o conselho da nutricionista é que a criança faça sua alimentação saudável normalmente durante todo o tempo, para que ela não desconte a fome nas comidas gostosas do evento, principalmente nos doces. “Os pais devem deixar o filho escolher uma coisa para comer e estimular a criança a aproveitar essa guloseima, fazer com ela coma com calma e curta cada pedacinho para satisfazer inteiramente a sua vontade, sem comer tanto”, explica.

       Sugestões de pratos saudáveis: 

       * Doce de Abóbora sem açúcar; 

       * Curau sem açúcar; 

       * Canjica Baby; 

       * Pão de Queijo sem queijo; 

       * Crepe; 

       * Paçoca;

       * Bolo de Fubá integral; 

       * Arroz Doce; 

       * Pé de Moleque;

       * Pamonha de Forno; 

       * Brigadeiro Caipira de milho verde;

       * Batata Doce chips.

       

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