

FESTA JUNINA:
ALIMENTAÇÃO
e crianças
O texto abaixo é de origem autoral do Portal Catraca Livre,
com dicas da nutricionista infantil Karina Durães:
Link: https://bit.ly/2Ls8oo3
Quem não gosta de festa junina? Este evento tradicional brasileiro é delicioso em todos os sentidos e uma boa oportunidade de os pais se divertirem com seus filhos. Quadrilha, brincadeiras, correio elegante, prendas, música e muitas comidas típicas.
Mas, falando nas guloseimas, a nutricionista infantil Karine Durães explica que o ideal é não oferecer açúcar para crianças menores de dois anos, para que ela se acostume com o sabor natural dos alimentos e não seja estimulada ao consumo de doces.
Karine ressalta que é importante que os pais saibam ouvir a vontade do filho em relação às guloseimas, após os dois anos de idade. Para isso, a nutricionista sugere que seja feita um acordo entre pais e filhos para estabelecer um dia na semana em que a criança possa se deliciar com uma guloseima. Segundo Karine, os pequenos costumam aceitar a ideia do acordo com facilidade, sendo importante que os pais cumpram a promessa, mesmo se a criança tiver se esquecido. “Assim elas podem comer o que gostam, mas entendem que tem data certa, hora certa e porção certa”, diz.
Para as festas juninas, o conselho da nutricionista é que a criança faça sua alimentação saudável normalmente durante todo o tempo, para que ela não desconte a fome nas comidas gostosas do evento, principalmente nos doces. “Os pais devem deixar o filho escolher uma coisa para comer e estimular a criança a aproveitar essa guloseima, fazer com ela coma com calma e curta cada pedacinho para satisfazer inteiramente a sua vontade, sem comer tanto”, explica.
Sugestões de pratos saudáveis:
* Doce de Abóbora sem açúcar;
* Curau sem açúcar;
* Canjica Baby;
* Pão de Queijo sem queijo;
* Crepe;
* Paçoca;
* Bolo de Fubá integral;
* Arroz Doce;
* Pé de Moleque;
* Pamonha de Forno;
* Brigadeiro Caipira de milho verde;
* Batata Doce chips.