cuidados com a lavagem de alimentos

       A possibilidade de transmissão de doenças através da alimentação deve ser sempre considerada. Mas não devemos ser exagerados nos cuidados, já que há indícios de que proteção exagerada gera indivíduos mais suscetíveis à contração de doenças.

Cuidados que devemos tomar na lavagem dos alimentos

Os principais causadores de intoxicações e infecções alimentares: 
1 - Armazenamento sem refrigeração – 63% dos casos.
2 - Consumo, longo tempo após o preparo – 29% dos casos.
3 - Manipulação pelos manipuladores – 26% dos casos.
4 - Contaminante presente no alimento processado – 17% dos casos.
5 - Preparo inadequado dos alimentos – 15% dos casos.
6 - Alimentos consumidos crus – 6% dos casos.

Como proteger você e a sua família disso?
       Listaremos aqui as principais medidas de prevenção de doenças transmitidas por alimentos e água. São medidas simples, que todas as pessoas conscientes devem seguir.

1 - Mantenha os alimentos refrigerados. Conservar os alimentos nas temperaturas próprias para armazenamento, geralmente refrigerados. Principalmente os alimentos já preparados.

2 - Consuma rápido o alimento. Não demore a consumir os alimentos preparados, salvos os alimentos devidamente congelados ou os industrializados. Prepare somente o que poderá ser comido na refeição, sem exagerar na quantidade.

3 - Seja higiênico. Lavar as mãos sempre, principalmente antes de preparar alimentos. Outras medidas de higiene pessoal devem ser tomadas sempre.

 

6 - Não use alimentos velhos. Evite a utilização de vegetais ou carnes armazenadas há muito tempo, mesmo sob refrigeração. Alimentos congelados também estragam, apesar do processo ser bem mais lento.

7 - Compre somente produtos de origem confiável, evitando a compra de conservas caseiras sem inspeção da vigilância sanitária. Nunca compre palmitos ilegais, pois á grandes riscos de contaminação.

8 - Só compre as carnes em açougues confiáveis, nunca devendo ser misturadas as carnes cruas de boi, porco e frango. Evite a compra de carnes já moídas com antecedência, peça para que moam no momento da compra.

9 - Evite o consumo de alimentos com a validade vencida.

10 - Evite o consumo de saladas cruas em viagens ou em restaurantes desconhecidos.

11 - Beba somente água tratada ou fervida. Nunca beba água de bicas à beira das estradas sem que esteja denominada como uma fonte potável.

12 - Evite a ingestão de alimentos na rua, em locais desconhecidos. Evite especialmente a ingestão de maionese, já que é uma das maiores fontes de Salmonella.

Agora que você já sabe como conservar os alimentos e mantê-los saudáveis para todos, é preciso pôr o conhecimento em prática. Vamos lá?

 

COMPARTILHE ESTE ARTIGO, CLIQUE:

SHA Alimentação 

12 3023-5000

Avenida lucas nogueira garcês, 2600 

jacareí, são paulo