chás e suas

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no inverno

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no inverno

O texto abaixo foi extraído do Livro Saúde Total (website),

com preciosa autoria de Douglas Moreira e Heber Lopes.

Link: https://bit.ly/2laP6IB

 

       É, o frio parece que finalmente “deu as caras”, como dizem. Junto com ele vem a mudança da rotina, gerando alguns riscos para a saúde que são menores em outras épocas do ano. E isso vai muito além de contrair os vírus responsáveis por gripes e resfriados, que tanto incomodam nossos cotidiano nesse período.

       O que poucas pessoas sabem por exemplo é que o número de infartos no inverno aumenta quase 30% em relação às outras épocas do ano. Os dados são de uma pesquisa publicada pelo British Medical Journal, periódico científico inglês. Também, segundo o Instituto Nacional de Cardiologia (INC), no Rio de Janeiro, o risco fica maior principalmente em pessoas mais velhas e com doença na artéria coronária. Isso acontece porque a temperatura baixa provoca a constrição dos vasos sanguíneos e, consequentemente, o aumento da pressão arterial. Outra hipótese é que com o frio, o sangue acaba ficando mais denso, atrapalhando a circulação.

       Nos dias frios também estamos mais sujeitos aos agentes poluentes emitidos na atmosfera, pois o calor sobe e o frio desce. Com esse choque térmico, é formada uma barreira, e os poluentes não se dispersam e ficam estacionados aqui na biosfera. O ar nesse período então fica mais carregado de poluição, amenizado apenas quando tem chuvas e ventos. Os sintomas desse fenômeno podem ser sentidos na forma de ardência e vermelhidão nos olhos, coceira na garganta e no nariz, e, para completar, um pigarro, semelhando a cócegas que fica incomodando.

       Outro perigo do inverno são as armadilhas da ingestão exagerada de açúcar e alimentos industrializados, é preciso ficar atento. Tudo bem que o metabolismo fica mais acelerado, mas hábitos sedentários do inverno acabam favorecendo os exageros, colocando a saúde em risco. Isso pode gerar doenças, atrapalhar o sistema imunológico e aumentar a porcentagem de gordura do corpo, prejudicando o funcionamento de alguns órgãos.

       Agora claro que o inverno tem muitas coisas boas, uma delas é reunir a família ou amigos para tomar um bom chá, que aquece é fundamental para a saúde nesse período. Sugestões: 

- Chá de hibisco

Ação antioxidante, anti-inflamatória, termogênica e diurética. É rico em flavonoides, minerais (como magnésio, ferro e cálcio), fibras e vitamina C.

- Chá de Maçã com Canela

O chá de maçã e canela dificulta a absorção de gorduras pelo organismo, ajuda a eliminar gorduras e fortalece o sistema imunológico.

Chá de alho com limão

Esse chá possui muitos benefícios, se destacando por ser anti-inflamatório, melhorar o sistema imunológico, possuir muitas propriedades anti-bacterianas e antivirais, reduzindo também a pressão arterial.

- Chá de maracujá, capim limão e camomila

Um excelente chá calmante e excelente pra expulsar micro organismo e fortalecer o sistema imunológico.

- Chá de cravo, canela e limão

Ajudam a aliviar a tosse e dor de garganta.

- Chá de gengibre, limão e hortelã

Ajudam a amenizar infecções na garganta, aquecer o corpo, acelerar o metabolismo, proteger o sistema imunológico e melhorar a circulação.

- Chá de erva-cidreira e limão

Esse chá possui muitos benefícios, tais como: melhorar a qualidade do sono, aliviar as dores de cabeça, promover o alívio da tosse, melhora o sistema imunológico e promover o bem-estar e a tranquilidade.

       

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